Análise Comparativa de Mercado

 

Análise comparativa de mercado ou ACM é o documento facilitador de negociação nas transações imobiliárias.

 

O que é a ACM?

 

A Análise Comparativa de Mercado é um documento que compila informação sobre o valor recomendado para o imóvel em estudo.

 

O modelo de análise é fundamentado com dados estatísticos nos quais as variáveis apresentadas são por exemplo: as características comparativas de imóveis semelhantes, a localização, o estado do imóvel, entre outras variáveis predominantes na recomendação de valor m2 para a comercialização ou aquisição do imóvel.

 

A quem se destina a ACM?

Destina-se tanto para o vendedor como para o comprador.

 

Na ótica do Vendedor: A ACM é de extrema importância para o proprietário/vendedor passando a visão e informação clara sobre o preço de venda a atribuir ao imóvel, minimizando o tempo de comercialização e maximizando lucro na conclusão do negócio.

 

Na ótica do Comprador: A ACM é também uma ferramenta muito importante para o comprador partilhando informação decisória que o ajudará a definir limites no momento de negociação sobre o imóvel, minimizando os danos na aquisição em overprice (preço acima da média) e maximizando o seu poder negocial na conclusão do negócio.

 

Qual é a validade da ACM?

A Análise tem uma validade de 6 meses, prazo este inerente à flutuação de preços do mercado imobiliário.